terça-feira, 13 de outubro de 2015

Alimentação - Dieta Low Carb - Paleo

Desde 08 de Setembro eu mudei minha alimentação, cortei os carboidratos provenientes de pães (independente de ser ou não integral) massas, grãos, salgadinhos, bolachas e todas as outras coisas gostosas porcaria por aí. A primeira semana é punk, sempre é. A base da minha alimentação era arroz + feijão, coca cola, cerveja e chocolate. Sem contar que quase toda noite eu comia uns três pães, ou pizza ou hambúrguer feito em casa - menos mal -. Não sou o tipo de pessoa que consegue ir largando seus vícios aos poucos, ou corto de uma vez, ou não corto. Essa veia extremista me acompanha. Por tanto, na volta do feriadão, decidi cortar tudo e ver o que ia rolar. Já segui uma dieta low carb, sabia os resultados e como iria me sentir, então não causou estranhamento. Imagine-se trocando o pão na chapa com pingado da padoca, por ovos mexidos e café sem açúcar (e sem adoçante tb, sou radical, lembra?). Aquele PF maravilhoso na hora do almoço, com porção generosa do combo mais amado do Brasil: arroz + feijão + fritas, por um prato com muita salada, verduras e uma proteína animal cheia de gordura. Não é a coisa mais fácil do mundo, mas também não é a pior dieta. Poder comer até sentir-se satisfeito, alimentos tão amados e temidos como bacon, é animador.
A primeira semana passou e levou embora meu desespero por doce - porque sim, parecia que eu ia morrer se não comesse um chocolate pós almoço - levou meu humor do cão e me devolveu disposição e amor próprio. Pra aplacar o desespero, tomei muita coca zero (não recomendo, mas de qualquer forma, quem sou eu.) e chiclete sem açúcar. Hoje, um mês e alguns dias depois, não tomo coca nem me utilizo de artifícios pra preencher o vazio causado pelo doce. Como ovos na manteiga, cozinho com banha, não tiro a gordura da picanha, salada com bastante azeite, legumes refogados nas gorduras já citadas. Tudo com brilho e sabor e o melhor de tudo, é que me sinto satisfeita.
A coisa mais bacana que reaprendi nesse ultimo mês, foi a comer com fome. Porque uma dieta lowcarb e paleo, não exige que você coma de trê em três horas, bombardeando seu corpo de alimentos podreras quando você ainda nem digeriu a ultima refeição. A regra é: Coma quando tiver fome, numa quantidade que seja o bastante pra satisfazer e invariavelmente, comida de verdade. Ver a compulsão alimentar ir embora, as roupas ficarem folgadas e a disposição melhorar, é muito motivador. Sem contar que a comida preparada com a gordura natural dos alimentos é tão maravilhosa, que nem da tanto tempo assim de sentir desejo de mc donalds. Não me curei 100%, ainda vejo um bolo cheio de açúcar e tenho vontade - sou humana né - mas sei me policiar, aprendi a apreciar os chocolates acima de 70% de cacau, por incrível que pareça.
piramide alimentar paleo - peguei no google, se a fonte for sua, manifeste-se.

Pode ser esquisito ver alguém emagrecer com saúde comendo bacon, carne, azeite, manteiga e claro, legumes e vegetais. Mas se você pesquisar vai encontrar grupos no facebook, sites de referencia e muitas historias de sucesso. É tão motivador que eu mesma tenho um IG "@clowcarbpaleo" pra compartilhar diariamente meus pratos e experiências. =P Pra emagrecer, a gente não precisa passar fome, comer comidas horrorosas de dieta muito menos temer a gordura natural dos alimentos. É possível perder peso e ser feliz durante o processo. Nesse mês já foram 6kg e sem passar fome e sem entrar na neura de contar carboidratos. Apenas comendo carnes e ovos, legumes e verduras. <3 amor.="" dieta="" muito="" nbsp="" span="" uma="">
O Blog do  Dr. Souto
é uma fonte inesgotável de conhecimento, cientifico ou não. 
Outro blog que eu adoro é o Vida Low Carb
que trás casos de sucesso, dicas, artigos e várias coisas legais.

No fundo, não há nada melhor do que sentir-se bem. Estar em equilíbrio. E acho que estou no caminho. 

Nenhum comentário: